Deus é amor perfeito e podemos conhece-Lo e viver com este amor todos os dias da nossa vida.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Insegura?


Muitos de nós crescemos inseguros. Somos inseguros porque os nossos pais não eram capazes de nos amar com o amor de Deus - talvez fomos comparados com os nossos irmãos ou criticados por não tirar boas notas. Também talvez os nossos colegas de escola zombavam de nós, por sermos  pequenos ou gordos, ou não muito bonitos.

Existem vários métodos para lidar com insegurança. Em adulto muitas pessoas tentam provar a si mesmas que são fortes e tornem-se muito ambiciosas, determinadas a fazer de suas vidas um sucesso. Pisam em quem fica no caminho e não têm nenhuma simpatia para os outros. São competitivas demais, odiando a perder em tudo e qualquer coisa e gabando dos seus sucessos.

Um outro método de lidar com insegurança é envolver-se em álcool, drogas, relações sexuais ou qualquer outra coisa que ajuda a pessoa a escapar de seus sentimentos, pelo menos por um tempo. A pessoa tenta de se divertir tanto quanto possível, mas logo que a diversão acabe, a sua insegurança volta novamente.

Outros colocam uma máscara e fingem que tudo esteja bem. Eles riem-se, divertem-se, mas no fundo são muito inseguros.

Ou uma pessoa insegura anda deprimida, tem uma visão negativa sobre a vida e é muito passiva, com medo de correr riscos porque não tem a confiança de que pode suceder.

A melhor maneira de lidar com a insegurança é admitir os nossos sentimentos a Deus e dizer-lhe que nos sentimos vazios, sem amor, inseguros e incapazes. Ele nos ama apaixonadamente. Ele fez-nos exatamente como Ele queria, somos únicos. Ele quer que saibamos que Ele nos aceita e nos ama com um amor perfeito, e tanto quanto Ele ama os outros.  Isso não significa que podemos desculpar qualquer atitude errada na nossa parte, ou pensar que não precisamos de ser transformados em nosso carácter. Nem que podemos culpar os nossos pais e ficar com ressentimento nos nossos corações.  Precisamos de perdoar todos que tenham causado a nossa insegurança e compreender que eles não conseguiam nos amar perfeitamente porque não conheciam o amor de Deus.por eles mesmos.

Quando nos sentimos inseguros, mesmo como cristãos, isso pode afetar o nosso crescimento espiritual e a nossa utilidade para Deus. Podemos faltar confiança quando Deus quer que tomemos um passo de fé, podemos ser atormentado pelos sentimentos de incapacidade, ou estar sujeito a tentações de inveja quando vemos os outros abençoados. Ou tentamos em nossa própria força para ser alguém que nós realmente não somos, ou como alguém que admiramos. Não queremos chamar a atenção para nós mesmos, mas ao mesmo tempo nos sentimos magoados quando somos rejeitados ou ignorados. Queremos que os outros pensem bem de nós, por isso trabalhamos muito, esperando que as pessoas vêem quão dedicados estamos. Realizamos as expectativas dos outros, em vez de seguir a direção de Deus, ou tentamos copiar os outros pensando que devemos ser capazes de fazer igual.

Há descanso quando estamos seguros em Deus. Podemos ser reais, sem o medo de ser diferentes, e corajosos para dizer "não"  ou discordar quando for necessário. Somos livres para falhar às vezes, não pensando todo o tempo se os outros ainda vão gostar de nós. Somos livres para fazer o que Deus está a nos pedir. Aceitamos o facto que os nossos dons são diferentes dos dons dos outros, que Deus interesse-se por aquilo que eu faço, mesmo que os outros não o apreciam, que eu não tenho que copiar, agir ou ter a mesma aparência que mais ninguém. E podemos alegrar-nos verdadeiramente quando alguém faz as coisas melhor do que nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostaria de ouvir o seu comentário!