Deus é amor perfeito e podemos conhece-Lo e viver com este amor todos os dias da nossa vida.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Expectativas!

Todos nós temos expectativas de outras pessoas, mas também temos expectativas de nós mesmas! Quando não vivemos de acordo com estas expectativas, sentimo-nos mal e é difícil livrarmo-nos de sentimentos de fracasso, embora saibamos que Deus nos ama e nos perdoa.

Não estou a pensar tanto sobre quando pecamos, mas quando não fazemos aquilo que pensamos que deveríamos fazer, ou não somos aquela pessoa que pensamos que deveríamos ser. E a culpa e o desapontamento vêm, especialmente quando nos comparamos com os outros.

É impressionante como as nossas falhas ficam na nossa mente! Ainda tenho na minha memória acontecimentos de muito tempo atrás - várias vezes tivemos visitas e eu fiz uma refeição que saiu mal; numa outra ocasião não me lembrei que era a minha vez de fazer a aula para a escola dominical, e por isso não estava preparada e foi um desastre! 

Nós, as mulheres, queremos passar a imagem de alguém que tem
tudo sob controlo, a casa sempre limpa, o  cabelo bonito e as roupas impecáveis. As crianças são bem comportadas, e somos pessoas eficientes que não se esquecem de nada. Assim, quando falhamos, é fácil pensar que as pessoas não vão gostar de nós ou nos aceitar.  O diabo acusa-nos, e nós acusamos nós mesmas! 

Será que as expectativas de nós mesmas são realísticas? Será que Deus requer de nós aquilo que exigimos de nós próprias? Sentimos facilmente envergonhadas e humilhadas, mas Deus vê o nosso coração, as nossas tentativas, e as circunstâncias que causam os nossos fracassos. Às vezes a nossa falha é inevitável e causada pela lacuna duma outra pessoa ou simplesmente por causa de circunstâncias fora de nosso controlo. 

Deus é muito mais tolerante e misericordioso do que nós! Pensamos que os outros estão a nos criticar e julgar, e talvez estejam porque às vezes nós criticamos e julgamos outros por termos um alto padrão para eles. (Por outro lado, os outros possivelmente não se lembram dos nossos fracassos porque estão a pensar nos seus!)

O que podemos fazer quando as acusações vierem e cedermos a elas? É importante lembrar que Deus sabe tudo, nos ama incondicionalmente e nos perdoa.  Nestas alturas precisamos de falar com Ele e ver se Ele quer nos ensinar algo através da nossa falha – pode ser que precisamos de ser mais organizadas, passar mais tempo em preparação, ou fazer algo prático para evitar que a mesma falha aconteça outra vez. Se estivermos dispostas a aprender das nossas falhas, vamos beneficiar dessas experiências.   (Se somos preguiçosas, precisamos a ajuda de Deus para mudar!)

Em outras situações quando as coisas correm mal, Deus pode afirmar que fizemos o melhor que pudemos nas circunstâncias, e que a culpa que sentimos é falsa. 

Sempre que falhamos é imprescindível perdoar a nós mesmas (às vezes não é fácil fazer isto), e ajuda bastante lembrar-nos que apesar da falha, "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostaria de ouvir o seu comentário!